segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de outubro: um dia só é pouco!

 
O Brasil ainda não sai bem na foto quando o assunto é educação. Uma contradição para um país bem posicionado entre as maiores economias do mundo. A fotografia registra problemas diversos em todas as esferas, sobrando pra todo mundo. Não falta dinheiro, falta investimento direto na educação. Com razão, comemora-se toda vez que há avanços, correções históricas e se faz justiça na Educação no Brasil
Tomara que a chamada "nova classe média" não faça média na hora de escolher ano que vem a vaga nas instituições de ensino e exija também a qualidade que a educação pública tanto espera e quem dela depende, merece!
Na ponta do problema estão professores e professoras de instituições públicas que enfretam duras rotinas de sala em sala, escola em escola para equilibrar de um lado o ofício exigido da profissão e de outro as contas. Muitos se viram como podem ou como as condições permitem para exercerem a sua missão. Para outros, acrescenta-se exaustiva jornada de trabalho, deslocamentos e baixos salários. Ainda assim, não abandonam o posto e cumprem a sua missão, seu ofício, sua profissão. Um dia só é pouco para reverenciar quem na ponta faz o dia a dia da educação pública acontecer de verdade.

 

Nenhum comentário: