domingo, 10 de março de 2013

Feira Literária e Seminário de Literatura da Periferia no CCJ (SP)

 

Peço licença pra fazer um convite pra você!

Nos dias 15, 16 e 17 de março, o Centro Cultural da Juventude vai realizar sua I Feira Literária junto com o I Seminário de Literatura da Periferia. O objetivo é reunir ao mesmo tempo uma amostra da produção literária da periferia e refletir suas possíveis dimensões políticas, pedagógicas e estéticas. Na pegada dos encontros onde a prosa e a troca de ideias vão longe no tempo e no espaço, o Seminário terá três momentos diferentes onde quem participar poderá se envolver com a literatura da periferia que não por acaso corre a margem da produção literária dominante no país.

Confira a programação completa abaixo, marque na agenda, divulgue pros seus contatos e, principalmente, participe!

Nos vemos lá!
 
 
 
I SEMINÁRIO DE LITERATURA DA PERIFERIA

O Seminário pretende discutir e analisar a produção literária das periferias, em SP e fora do Estado, com base nos eixos: Política, Educação e Estética, em três palestras/debate com a presença de escritores/as (poetas e prosadores) educadores/as e pesquisadores/as que atuam e refletem o tema.


PROGRAMAÇÃO
 
 





> 15/03 (sexta-feira)
 
15h às 18h
Oficina Processos Editoriais (espaço sarau) é necessário inscrição prévia

18h às 20h
Tema: Literatura da periferia e política: trança de raiz?
Sinopse: Entre manifestos e manifestações a literatura da periferia parece gritar em todos os seus temas. Nela o direito à existência é afirmado na denúncia e no amor, na dureza da narrativa e no gozo do verso e vice-versa. A proposta é discutir quais são as aproximações ente a produção literária da periferia (oral e escrita) e a ação política inerente ao ser social. Onde elas se encontram? Ou mesmo, é possível existirem separadas?Palestrantes: Nelson Maca (BA) e Ruivo Lopes (SP)Mediador: Diego Arias (Sarau da Brasa)

> 16/03 (sábado)


14h às 17h
Oficina Como fazer um e-book (sala de projetos) é necessário inscrição prévia

18h às 20h
Tema: Barreiras visíveis e invisíveis: Teorias e práticas que se entrelaçam na Educação e na Literatura da periferia.
Sinopse: A proposta é que os convidados discorram sobre suas atuações entre o universo da Educação e da criação literária da periferia, suas visões e perspectivas neste trânsito de conhecimentos que podem potencializar cada vez mais as relações sociais. Como encontrar brechas para aguçar o imaginário dos educandos no ensino formal, como desenvolver ações no ensino dito informal, em que saraus, centros culturais independentes estão em movimento, engrossarão o caldo neste encontro.Palestrantes: Allan da Rosa (SP) e Celinha Reis (SP)Mediador: Michell da Silva - Chellmí (Sarau da Brasa)

> 17/03 (domingo)


14h às 17h
Oficina Como fazer um e-book (sala de projetos) é necessário inscrição prévia

14h às 16h
Lançamento Perifeminas com Pocket Show de Odisséia das Fores

16h30 às 17h
Intervenção Dança com P.

17h às 19h
Tema: Entre as frestas da forma: Rachaduras e horizontes.
Sinopse: A mesa propõe discutir e analisar o desenvolvimento estético da literatura da periferia (oral e escrito), a relação e os entraves com a atuação engajada de seus protagonistas.Palestrantes: Cidinha da Silva (MG) e Érica Peçanha (SP)Mediador: Michel Yakini (Sarau Elo da Corrente)
 
19h - 20h - Coquetel de encerramento.

Dias: 15, 16 e 17 de março de 2013
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, nº 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte, (ao lado do terminal Cachoeirinha)

Como chegar
: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/como-chegar/

Organização
CCJ Ruth Cardoso

Projeto contemplado no Edital de Ocupação do CCJ

Nenhum comentário: